Joel Goldsmith - Identidade Espiritual II


Deus manifesta Sua vida sob a forma do nosso ser individual

A Verdade é que somos filhos de Deus. Deus manifesta Sua vida sob a forma do nosso ser individual. Ele Se expressa na terra por intermédio da nossa pessoa. A Vida que é Deus é a nossa vida individual, sendo, portanto, eterna e imortal. A nossa mente é a mente que esteve também em Jesus Cristo, que é infinitamente pura. A nossa alma é imaculada e nada podemos fazer para mudar isso porque Deus é a nossa alma, o nosso ser. Dando um passo à frente, o nosso corpo é o templo do Deus vivo. Essa é a verdade sobre nós, sobre a nossa vida, sobre a nossa mente, sobre a nossa alma, sobre o nosso corpo, sobre o nosso ser. Por que, então, tanta discórdia?
Pelo simples fato de procurar Deus estamos negando que o Reino de Deus se encontra dentro de nós, ainda que o saibamos e o proclamemos. Quanto mais recorremos a esforços físicos e mentais para achá-Lo, mais negamos que Seu Reino está conosco!
Nosso relacionamento com Deus é: “Eu e o Pai somos um só”. Um só – não dois! Deus é; logo, eu sou. Isso é unicidade. Todo esforço para entrar em contato com Deus seria o mesmo que Joel tentar entrar em contato com Joel! Procurar é ir atrás de algo que está mais próximo de nós do que a respiração, mais próximo de nós do que as mãos e os pés! Não estamos mais distanciados de Deus do que estamos da nossa respiração, do nosso próprio ser.
Joel S. Goldsmith – “O Suprimento Invisível” – Ed. Cultrix


A consciência crística, nosso sentido espiritual, pode ver a Deus

Enquanto acreditamos que somos algo exterior a Deus e tentarmos regressar a Ele, enquanto forcejarmos por trazer Deus para dentro da nossa experiência, nós continuaremos a nutrir o sentimento de separação de Deus. A única maneira de superar isso é reconhecer, aqui e agora.
Orar, meditar, ler textos espiritualistas, frequentar serviços religiosos, aulas ou conferências, tudo isso é busca de Deus, e a expressão buscar Deus pode, corretamente, ser aplicada a essas atividades. Entretanto, elas não são o mesmo que tentar mental ou fisicamente entrar em contato com Deus, coisa que, no máximo, tende a nos separar Dele, da conscientização de que Ele está dentro de nós.
Joel S. Goldsmith – “O Suprimento Invisível” – Ed. Cultrix

Lemos no Evangelho segundo João: “Não que alguém tenha visto ao Pai; somente quem é de Deus viu ao Pai” (João 6:46). Isto é o mais importante. Nenhum mortal, nenhum ser humano pode ver ou conhecer a Deus. Somente o Filho de Deus, a consciência crística de cada um pode ver ou contemplar a presença de Deus. Em outras palavras, não é a nossa mentalidade humana que conhecerá a Deus. Com a mente humana, jamais veremos, jamais conheceremos a Deus, a vida espiritual. Mas o Filho de Deus, a consciência crística, nosso sentido espiritual, pode ver a Deus.
Joel S. Goldsmith – “Setas no Caminho do Infinito” – Ed. Alvorada


A humanidade não tem conseguido penetrar, porque vem tentando conhecer a Deus através do intelecto
Eis a essência do ensino de Cristo. É nisto que a humanidade não tem conseguido penetrar, porque vem tentando conhecer a Deus através do intelecto, vem tentando “explicar” Deus. Isto não é possível. Deus não pode ser percebido senão pelo sentido espiritual. A Verdade e Suas manifestações – o Universo espiritual –, ninguém pode discernir senão pelo sentido espiritual desenvolvido.
Pode-se desenvolver este sentido por vários meios: pela nossa leitura metafísica e pelo estudo das Escrituras; ensinando e aprendendo a viver espiritualmente, associando-se a pessoas que seguem pelo mesmo caminho espiritual. Reunindo-nos todos com o mesmo objetivo, desenvolvendo esse sentido espiritual, chamado “a mente que havia em Cristo Jesus” Paulo referiu-se a isto como “o Cristo que vive em mim”. Trata-se de um sentido sutil, que devemos desenvolver conscientemente.
Podes facilitar essa realização divina procurando conscientizar-te, muitas vezes durante o dia uma ou duas vezes à noite, de que Deus é o centro, a realidade do teu ser; é a tua mente, a tua Alma, que funciona como teu ser individual.
Joel S. Goldsmith – “Setas no Caminho do Infinito” – Ed. Alvorada

Quanto mais conscientizares a verdade acerca de Deus e de Sua criação, mais inteligência e vida manifestarás enquanto usares este corpo
Respondeu-lhes Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos” (João 6:53).
A menos que comas dessa carne e bebas desse sangue, a menos que absorvas e assimiles esse alimento, a menos que vejas o “templo não feito por mãos”, não terás vida eterna. Comer e beber significa, neste caso, perceber, aceitar, absorverassimilar, aprender, conscientizar, espiritualmente.
Quanto mais olhares para o mundo através da lógica humana ou do pensamento humano, tanto mais terás do corpo carnal que deve morrer em algum lugar, entre sessenta e cem anos de idade. Entretanto, quanto mais assimilares esta verdade do ser, isto é, quanto mais conscientizares a verdade acerca de Deus e de Sua criação, mais inteligência e vida manifestarás enquanto usares este corpo.
Quando um indivíduo, que vive sua vida de rotina, como a conhecemos, por qualquer razão se volta para a vida espiritual, à busca de Deus, não é que ele esteja procurando a Luz, mas a Luz, dentro dele e sempre ao seu alcance, é que lhe está atraindo a atenção, ao procurar irromper em sua consciência, pelo fato de, de uma forma ou outra, já estar ele preparado para receber seu influxo.
O mesmo acontece em escala coletiva. Esta luz do Ser espiritual está abrindo caminho através da consciência humana de tal forma que, de geração em geração, o estado de consciência da humanidade vai se tornando cada vez mais uma transparência, através da qual esta Luz pode manifestar-se.
Joel S. Goldsmith – “Setas no Caminho do Infinito” – Ed. Alvorada

A vida que é Deus é a sua vida individual
Você precisa entender que este ensinamento não visa a dar-lhe um método para demonstrar uma vida melhor ou mais durável, nem tampouco é um ensinamento de como usar sua mente para obter as coisas, ou para dar-lhe um pouco do poder chamado Deus para lhe proporcionar bens ou melhores condições de vida.
Este é um ensinamento que visa a tirar você da sua condição humana e levá-lo para a percepção da sua identidade espiritual. Este é um modo de vida que lhe ensina como estar no mundo, sem pertencer a ele; é um modo de vida que ensina que, desde o início dos tempos, desde antes de Abraão existir, Eu Sou, e que Eu estarei aqui até o fim do mundo.
Joel S. Goldsmith – “A União Consciente com Deus” – Ed. Pensamento

… não há Deus e você. A única maneira para podermos perceber a unidade é entender Deus como você. Este é o primeiro ponto no ensinamento do “Caminho Infinito”. A vida que é Deus é a sua vida individual: portanto, a sua vida é apenas tão imortal como a vida que chamamos de Deus. Esta é a razão pela qual eu sou tão positivo em dizer que ninguém no mundo já morreu ou se foi, em qualquer época na história do mundo. Se tivesse morrido, teria uma vida própria para perder ou abandonar, mas Deus é vida. Deus é a vida eterna e Deus é um. Portanto, a vida é uma e isto significa a sua vida e a minha vida.
Joel S. Goldsmith – “As Palavras do Mestre” – Ed. Pensamento

Deus é a vida, a mente, a essência, o Espírito, a Alma do seu ser
Velhas crenças teológicas instilaram na maioria de nós um sentido de dualidade. Todos aqueles que não nasceram em algum movimento metafísico, ou todos o que têm algum tipo de formação religiosa, foram ensinados a olhar para cima, para um Deus no céu a ser venerado, ou a pensar em Deus como algo separado e à parte de seu próprio ser.
Evidentemente, para todas essas pessoas, é quase sacrílego dizer que eu e o Pai somos um e que há um único Ser e que este Ser é o ser de Deus. Todavia, se entendermos este ponto, apreenderemos toda a mensagem do Mestre. Este era todo o seu ensinamento – a unidade: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30) – o Pai dentro de mim, não um Pai distante, mas um Pai no meu interior. “O reino de Deus está no meio de vós” (Lucas 17:20-21).
Lembre-se do significado de “no meio” como é usado neste contexto. Não é como a tinta numa caneta-tinteiro ou a água num copo. Significa realmente que Deus é a vida, a mente, a essência, o Espírito, a Alma do seu ser; sim, que ele é mesmo a essência do seu corpo.
Joel S. Goldsmith – “As Palavras do Mestre” – Ed. Pensamento

Proveniente de sua consciência origina-se o seu universo
Deus é a única consciência e Ele é infinito. Proveniente desta infinidade aparece como forma e variedade infinitas deste universo, mas Deus é consciência individual, o que significa que Deus é a sua consciência. Portanto, sua consciência individual é infinita. Proveniente dessa consciência deve aparecer sua experiência diária e essa experiência deve ser infinitamente boa, infinitamente harmoniosa, feliz, bem-sucedida e próspera.
A menos que você possa perceber, possa reconhecer e reivindicar Deus como a sua consciência, você não pode exigir uma infinidade de coisas boas em sua experiência. A menos que você seja capaz de entender que Deus aparece como a sua consciência individual, você nunca pode causar a plenitude da eternidade e da imortalidade ou a infinidade do Ser divino.
Proveniente de sua consciência origina-se o seu universo. E já que Deus é a sua consciência, o seu universo é infinito e é infinitamente bom. Torna-se um dever e um privilégio lembrar-se desta verdade a cada dia. É necessário que você reconheça a cada dia que, por causa da natureza infinita da sua consciência, não há nenhuma lei fora dela. Não existe nenhuma crença fora da sua consciência que possa entrar para corromper ou fazer uma lei. Nada pode agir sobre você, para o bem ou para o mal, exceto Deus, Deus aparecendo como a sua consciência individual, e isso se torna uma lei para o seu universo. Isso torna você o mestre do seu destino através de um poder dado por Deus.
Joel S. Goldsmith – “As Palavras do Mestre” – Ed. Pensamento

Mantenha a verdade ativa na sua consciência: esta é a sua proteção contra os pensamentos e as coisas deste mundo
Não é que eu, por mim mesmo, seja qualquer coisa, mas, através de Deus, todo poder é dado a mim, sobre tudo o que está na Terra, embaixo da Terra e acima da Terra. Todas as coisas são possíveis para mim através de Cristo, através dessa verdade da percepção de Deus como meu verdadeiro ser. A menos que você transforme isto numa lei para você mesmo, pela percepção consciente, você permitirá que as crenças do mundo manipulem você, que ajam sobre você, como se elas fossem realmente leis. Elas não são leis, são crenças, crenças mundanas, crenças universais, e se impingirão a você se não estiver alerta, se não orar sem cessar, se não tornar a verdade ativa em sua própria consciência.
Mantenha a verdade ativa na sua consciência: esta é a sua proteção contra os pensamentos e as coisas deste mundo. Lembre-se que o pensamento individual ou coletivo não é poder em si e por si mesmo. É poder só quando você, através da ignorância, lhe confere um poder.
A Escritura não diz que não existem males no mundo, mas diz que esses males não se aproximarão de você, se você viver, se mover e tiver o seu ser nessa consciência divina da verdade. “Ao que está sob a proteção do Altíssimo” (Salmos 91:1) – o que está nessa consciência secreta e sagrada da verdade – encontra nela uma proteção segura, uma fortaleza e uma rocha. Esta verdade, nutrida em sua consciência, tornar-se a rocha na qual você se encontra. Torna-se a fortaleza e, assim, a Palavra de Deus se transforma na sua proteção.
Joel S. Goldsmith – “As Palavras do Mestre” – Ed. Pensamento

Pare de procurar algum bem que o mundo oferece. Volte-se para dentro e queira aceitar a graça e a paz espiritual
Abandone tão rápido quanto puder o sentido pessoal de existência. Pare de acreditar que “Eu não posso fazer isto” ou que “Meu entendimento não é suficiente para isto”, ou que “É tarde demais no atual estágio de vida”, ou que “Sou jovem demais para me envolver nisso”. Quando você disser “Eu”, fale esta palavra Eu como se falasse a palavra Deus. Então, todas as coisas são possíveis para você, através do ser de Deus que você é. “Eu nada posso fazer por mim mesmo (João 5:30)… minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou” (João 7:16).
Através de Cristo, você pode fazer todas as coisas. Como filho de Deus, você é co-herdeiro com Cristo de todas as riquezas celestiais. Portanto, não fale como homem. Fale como o ser de Cristo, como o Filho de Deus ou como Deus manifestado como o seu próprio ser. Mantenha essa consciência da verdade: é sua responsabilidade manter a consciência tão imbuída com esta verdade, bem como fazer de sua consciência uma proteção segura contra os argumentos do mundo.
E, agora, lembre-se disto: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz – não como o mundo a deu. Pare de procurar algum bem que o mundo oferece. Bem aqui e agora, pare de procurar algum bem que o mundo tenha de dar a você, seja a fama ou a fortuna. Volte-se para dentro e queira aceitar a graça e a paz que Deus tem – a paz espiritual. Então, fique de um lado e contemple o que Ele faz por você aqui fora neste mundo.
Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. (João 14:27)
Joel S. Goldsmith – “As Palavras do Mestre” – Ed. Pensamento



Sem comentários:

Enviar um comentário